Um Breve Histórico

Em 19 de março de 1935 o Cônego José da Silva Coutinho (padre zé) funda o Instituto São José (ISJ) – a entidade mantenedora e em 17 de abril de 1956, Padre Zé deu personalidade jurídica ao instituto registrando seu estatuto no cartório. sempre em crescimento, não mais suportava o número crescente de hóspedes e necessitava de outro local para acolher as diversas pessoas.

Ciente disso, em 24 de junho de 1964, a senhora iaiá paiva doou ao instituto um sítio localizado no bairro de Tambiá, nesse espaço foi feito o assentamento da casa do pobre, posteriormente, denominada casa Padre Zé. no ano seguinte, em 25 de agosto de 1965 a casa padre zé, deu origem ao Hospital Padre Zé.

Para atender à hospitalização de doentes e manter os pobres albergados, alimentados e protegidos, o padre josé coutinho, com sua extraordinária capacidade de trabalho viva constantemente peregrinando em busca do auxílio generoso dos fiéis.

Em 5 de novembro 1973, o Monsenhor José da Silva Coutinho falece e com isso o hospital passou por várias crises, fechando diversas vezes, só conseguindo se reestruturar a partir de 1995, mantendo seu funcionamento normal até hoje.